harvest-1543064-min
Soja e o Vazio Sanitário

A Safra de soja 20/2021 brasileira chega nos seus últimos momentos: a colheita e escoamento de grãos. Com isto alcançamos a entressafra e as questões sanitárias e legislacionais sobre o vazio sanitário da soja chegam em confronto com o produtor. Questionamentos como as reais razões da implementação, os impactos na produção a curto e longo prazo, o período, entre outras inúmeras dúvidas oriundas de diversos atores da cadeia da soja, aparecem.

Primeiramente, o Vazio Sanitário Da Soja consiste em um período de pausa, onde não é permitido que o produtor possua plantas vivas de soja, em qualquer idade, em campo, sejam elas plantadas ou voluntárias. Além disto, cada estado brasileiro possui uma legislação diferente quanto à isto, com períodos de tempo distintos, por exemplo.

O grande motivador deste período de vazio é o fungo causador da Ferrugem Asiática da soja, o Phakopsora pachyrhizi, uma doença grave, que pode resultar em danos de 80 a 100% da produção, além de elevar os custos de produção, principalmente em lavouras com infecção ainda jovens,  pelo aumento da aplicação de fungicidas como método para tratar a doença.

Sintoma característico da Ferrugem Asiática da soja, sendo composto por pústulas de coloração marrom-alaranjada, com halo amarelado, por todo o limbo foliar da planta.

Para quebrar o ciclo do patógeno adotou-se o vazio sanitário como um método de controle legislativo eficiente, pois a ferrugem asiática da soja se trata de um fungo biotrófico, que não sobrevive por muito tempo sem um hospedeiro vivo, tendo seu esporo sobrevivendo no ar por apenas 55 dias. Adotando o vazio sanitário, que varia entre 60 e 90 dias, de estado para estado, a ferrugem é evitada, desta forma ela aparece tardiamente, atingindo a cultura já estabilizada.

A curto prazo, quando a doença aparece de forma tardia, os custos de produção são reduzidos, pois não ocorre o aumento no uso de defensivos para conter a severidade da doença, além de reduzir as perdas em nível de produção, por não atingir a fase vegetativa da planta. A longo prazo, não há a aplicação massiva de fungicidas, reduzindo a pressão de resistência, evitando que o fungo adquira formas não controláveis com os produtos fitossanitários já disponíveis, afetando positivamente na duração das moléculas e tecnologias dos princípios ativos já existentes.

Quando ocorre o Vazio Sanitário na sua região?

Pela legislação de cada estado, o período adotado de vazio sanitário pode ser mutável, sendo reduzido ou aumentado, dependendo da situação real de cada local e período. Na imagem abaixo temos os períodos de vazio sanitário da soja adotados nos estados brasileiros.

Fonte: Consórcio Antiferrugem. Embrapa Soja.

No Brasil, temos também o Consórcio Antiferrugem, uma fonte confiável e de atualização constante, principalmente durante o período de safra, sobre notícias, acompanhamento do avanço da Ferrugem Asiática da Soja, Vazios Sanitários, informativos, etc.

Também no Consórcio Antiferrugem pode-se encontrar o Calendário de Semeadura da Soja pois, além do vazio sanitário, a legislação propõe intervalos de plantio, evitando a aplicação de fungicidas com maior frequência durante a safra, reduzindo a seleção de cepas do fungo resistentes a alguns fungicidas. Abaixo, temos as janelas de plantio de soja adotadas em cada estado.

Fonte: Consórcio Antiferrugem. Embrapa Soja.

O planejamento é essencial, se planeje! Aproveite a entressafra para adotar o cultivo de espécies alternativas, safra de pecuária com manejo de pasto, rotação de culturas. Além de também haver tempo para tratos culturais, realizar o plantio de adubos verdes, efetuar a manutenção da fertilidade do solo, entre outras possibilidades de aumento de ganhos financeiros e culturais. Planejar e colocar em prática é a melhor solução.

A Araguaia é composta por uma equipe técnica treinada e altamente capacitada para auxiliar produtores e clientes com assistência e sua linha de produtos focados na solução! Entre em contato conosco!

Autora: Eng. Agrônoma Jéssica de Lima Pereira – Promotora de Vendas /DAIA.

Referências Bibliográficas:

Consórcio Antiferrugem. Embrapa Soja. 2021.

Embrapa Soja. Vazio sanitário e calendarização da semeadura da soja. 2021.

Canal Rural. Confira o Período de vazio Sanitário na sua Região. Acesso em: 24/03/2021.