Silagem de grãos úmidos
SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS

Tem sido crescente o interesse por técnicas que possibilitem melhorias no aproveitamento do milho utilizado em dietas de bovinos de corte.

Dentro das técnicas que geram melhorarias no aproveitamento de amido, tem sido crescente no Brasil a prática de ensilagem de grãos com alta umidade, seja pela colheita dos grãos de milho quando ainda estão com no mínimo 30% de umidade ou pela reidratação dos grãos secos de milho e ensilagem. Essas técnicas, possuem a capacidade de quebrar as barreiras proteicas presentes nos grãos, que impedem o acesso dos microrganismos ruminais e às enzimas digestivas do animal ao amido presente nos grãos. Com isso, melhora drasticamente o aproveitamento do milho utilizado nas dietas.

Peculiaridades do processo

Para confecção de silagem de grãos (seja grão colhido com alta umidade ou reidratados), alguns planejamentos são cruciais, como correta adequação da umidade para uma boa fermentação da silagem (35% de umidade é ideal), dimensionamento correto do silo para atender a demanda e a utilização da silagem, planejamento para um período de estocagem mínimo de 60 dias para otimização dos benefícios da técnica, uso de inoculastes a base de bactérias heteroláticas ou aditivos químicos para minimizar perdas pós abertura do silo.

– O tempo de armazenamento é o mais poderoso aliado para aumentar a degradação do amido.

Resposta animal

A técnica reduz drasticamente a quantidade de dieta necessária para produzir uma arroba. Desta forma, os principais benefícios com o uso de silagem de grãos para bovinos de corte está em aumentar a eficiência alimentar animal. Isso ocorre pela redução do consumo de matéria seca, sem afetar o ganho de peso. Se dá pela maximização da utilização do amido do milho e com isso, aumento da energia da dieta.

A Baia possui um corpo técnico capacitado para auxiliar o produtor no planejamento desse processo de ensilagem, para que este aproveite dos benefícios dessas técnicas e do menor custo alimentar por arroba produzida.

Autor: Emizael Menezes de Almeida – Coordenador Técnico Pecuária

 

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: @araguaia.oficial

Facebook: Araguaia.oficial

LinkedIn: company/araguaia