milho-min
QUANDO REALIZAR ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA NO MILHO?

Já é de conhecimento que o milho está entre as maiores culturas do mundo, com 70% da sua utilização na alimentação animal. Sua importância no Brasil é tamanha, ocupando o 2º lugar no rancking brasileiro, estando atrás apenas da soja.

No milho temos 3 safras no país, a 1ª safra, também denominada como safra ou milho verão, abrangendo o período de verão, caracterizado por estação quente e chuvosa em grande parte do território brasileiro. Para a 1ª Safra brasileira 20/2021, é prospectado produtividade média de 6.108 Kg/ha, com área cultivada média de 4.148 mil há, de acordo com a CONAB.

A cultura do milho apresenta forte demanda da Nitrogênio, definindo sua capacidade produtiva em V3 e V4, conforme abaixo:

O estádio fenológico V3 e V4 ocorre quanto a planta apresenta 3 e 4 folhas completamente desenvolvidas, definido a produção potencial da cultura. A partir daí, a exigência em Nitrogênio cresce exponencialmente, com decréscimo apenas após a formação do grão.

COMO IDENTIFICAR O ESTÁDIO:

Durante monitoramento ou demais atividades dentro da área de plantio, verificar se a maioria das plantas apresentam de 3 a 4 folhas completamente abertas, o que ocorre cerca de duas semanas após a emergência, caso estejam, este é o momento certo de realizar a sua cobertura!

COM O QUE ADUBAR?

Há diferentes fontes nitrogenadas passíveis de utilização este momento, entre elas:

  • Sulfato de amônio;
  • Nitratos;
  • Ureia;
  • Formulados com nitrogênio e potássio.

A Ureia é o material de maior utilização pelos produtores, assim como formulados com nitrogênio e potássio. Aqui na Araguaia você encontra diversas fontes de Nitrogênio para sua lavoura. Converse com seu agrônomo ou entre em contato com nossa equipe, será um prazer lhe atender!

Atenção: Não é indicado aplicar nitrogenados (principalmente à base de ureia) em dias quentes com baixa probabilidade de chuvas, pois o nitrogênio pode ser volatizado e será perdido para a atmosfera, OK?

Para garantir maior eficiência, faça um teste com nossa Ureia Granulada Protegida! Um produto com maior proteção contra a volatilização.

Autora: Eng. Agrônoma Jéssica de Lima Pereira – Promotora de Vendas  DAIA.

Referências:

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO – CONAB. Safra Brasileira de Grãos. Dez de 2020.

FANCELLI, 1986. Adaptada Hanway1966 e Nel & Smith, 1978.