ESTAÇÃO DE MONTA E A IATF
ESTAÇÃO DE MONTA E A IATF

Entramos em uma época de muita importância para os pecuaristas quando o assunto é cria. Com a estação chuvosa chegando, a quantidade e a qualidade das pastagens em nossos sistemas de produção vêm aumentando gradativamente, influenciando diretamente na etapa de reprodução das fêmeas.

Essas matrizes priorizam muito bem suas necessidades diante de suas exigências, seguindo uma escala nutricional, conforme pode ser visto abaixo.

EXEMPLIFICAÇÃO

Com isso, com uma melhor oferta de forragem e com uma boa nutrição das matrizes, é possível trabalhar com uma estação de monta bem definida principalmente com início da estação de chuvas.

 

 

A inseminação artificial em tempo fixo vem como uma tecnologia a fim de otimizar a estação de monta e apresenta algumas vantagens. Mas antes, o que é a IATF?

A IATF é uma técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas com a administração de medicamentos e hormônios em dias predeterminados, sendo possível sincronizar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las todas no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio. Assim, essa tecnologia traz alguns benefícios como:

  • Viabiliza a entrada de vacas paridas em reprodução
  • Viabiliza o melhoramento genético do rebanho
  • Concentração dos nascimentos facilitando o manejo
  • Aumento do peso ao desmame
  • Redução de idade ao abate
  • Padronização do rebanho
  • Aumento da taxa de prenhes em curto prazo

Um dos pontos de extrema importância para a entrada das fêmeas para o protocolo de inseminação é o escore de condição corporal que tem influência direta nos resultados de prenhes. É importante ressaltar que o manejo nutricional adequado é fundamental para obter melhores desempenhos zootécnicos.

 

 

A Baia tem em seu portfólio suplementos formulados adequadamente para suprir as exigências de animais em reprodução, além de contar com uma equipe técnica de qualidade para auxiliar na melhor estratégia para seu rebanho.

Mauricio de Luca Fintelman – Zootecnista, Técnico em Pecuária.

 

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: @araguaia.oficial

Facebook: Araguaia.oficial

LinkedIn: company/araguaia