blog apartação
COMO REALIZAR A APARTAÇÃO DO SEU LOTE?

Que os bovinos vivem em grupo todos nós sabemos! Isso traz uma série de benefícios bem como defesa contra predadores e facilidade para acasalamento. Porém, este comportamento social também gera uma competição maior por recursos disponíveis, como acesso a água, acesso ao cocho de suplementação, disputa pela forragem disponível como também por área de sombreamento.

Essa disputa dentro do lote, tem como intuito definir quais serão os animais dominantes, que serão beneficiados com melhores condições e acessos aos recursos apresentados em relação aos animais submissos.

A dominância é definida por competição entre os indivíduos do grupo por interações agressivas onde os dominantes terão prioridade por algum recurso qualquer. O dominante terá posição mais alta na hierarquia social, dominando os demais impossibilitando muitas vezes os submissos a terem acesso por exemplo ao suplemento no cocho, ocasionando assim despadronização dentro do mesmo lote.

Assim a apartação do lote é fundamental para sua padronização, aumentando a previsibilidade de abate dos animais, facilitando ajuste de lotação das pastagens e manejo do rebanho.

Para que tenhamos uma boa apartação, devemos levar em consideração a raça, sexo e principalmente peso, pois quanto mais os animais se aproximam da fase de início da puberdade, maior será a disputa entre os indivíduos.

Com isso a Araguaia traz como recomendação de tamanho de lote as seguintes apartações:

blog apartação tabela

Lembre-se que quanto menor o lote melhor e assim evita-se constantes disputas pela liderança, por comida, água e acasalamento.

Conhecer este comportamento social influencia diretamente na apartação e manejo do lote, melhorando o desempenho do rebanho, aumentando como consequência o ganho de peso individual dos animais.

Não deixe de trabalhar a rotina de sua fazenda, o tamanho de lote é um fator fundamental para aumento de produção de arrobas em sua propriedade.

Procure a loja da Araguaia mais próximo de você e entenda mais os principais fatores fundamentais para garantir o desempenho de seu rebanho.

Filipe Barros de Oliveira – Engenheiro Agrônomo – Esp. Manejo de Pastagem, Coordenador Técnico de Pecuária.