Post Blog_site-min
2021, Ano Internacional de Frutas e Vegetais

Alimentar-se é uma necessidade básica de todos os seres humanos, mas ainda mais importante do que simplesmente ingerir os alimentos é consumir aqueles que possam trazer benefícios para a nossa saúde. Ter uma alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças por falta de nutrientes. Além disso, coopera com o combate a obesidade, melhora as funções do organismo, do cérebro e o humor.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO e a Organização Mundial de Saúde recomendam o consumo diário de 400 gramas de frutas e vegetais para prevenção de doenças crónicas, tais como cancro, diabetes, doenças cardíacas e obesidade, bem como para combater deficiências de micronutrientes.

Pensando em aumentar a conscientização de consumidores e comunidades em todo o mundo para a importância desses alimentos para a saúde e economias de países, a FAO proclamou o ano de 2021 como o ano Internacional de Frutais e Vegetais.

Essa iniciativa, segundo a FAO, deverá se concentrar principalmente no fomento de inovações e na melhoria da infraestrutura para a produção de frutas e vegetais, sobretudo de pequenos agricultores. Além disso, A FAO reforça ainda, a necessidade de reduzir desperdícios. No caso de frutas e vegetais, as perdas podem alcançar até 50%.

Objetivos do Ano Internacional das Frutas e Vegetais

  • Conscientizar e direcionar a atenção das políticas públicas aos benefícios nutricionais e de saúde do consumo de frutas e vegetais;
  • Promover dietas diversificadas e saudáveis por meio do consumo de frutas e vegetais;
  • Reduzir perdas e desperdícios;
  • Promover o consumo e a produção sustentável;
  • Fomentar a sustentabilidade de armazenamento, transporte, comercio, transformação, varejo, redução de resíduos e reciclagem, bem como as interações entre esses processos;
  • Integrar agricultores familiares na produção e fornecimento para a produção sustentável e consumo de frutas e hortaliças;
  • Reconhecer a importância de frutas e hortaliças na segurança alimentar, nutrição e renda de pequenos agricultores;
  • Fortalecer a capacidade de todos os países, especialmente os em desenvolvimento, para a adoção de tecnologias que combatam à perda e desperdício de frutas e vegetais.

A Araguaia também reconhece a importância desses alimentos para a saúde e economia. Por isso, oferecemos uma linha completa de fertilizantes, produzidos a partir de matérias-primas selecionadas e de alto padrão de qualidade, defensivos agrícolas, equipamentos agrícolas e sementes de alta qualidade, além de uma equipe capacitada para melhor orientação e suporte ao cliente, na loja ou no campo, contribuindo para uma produção cada vez mais sustentável. Encontre a loja mais próxima de você!

Autor: Miquéias de Oliveira Assis – Eng. Agrônomo | Dr. em Fitotecnia

Referências bibliográficas:

FAO. 2020. Fruit and vegetables – your dietary essentials. The International Year of Fruits and Vegetables, 2021, background paper. Rome. https://doi.org/10.4060/cb2395en