TRATAMENTO DE SEMENTES DE HORTALIÇAS


  • 13/10/2020

TRATAMENTO DE SEMENTES DE HORTALIÇAS


Conheça as principais tecnologias voltadas ao mercado de sementes de hortaliças, bem como seus benefícios no estabelecimento de plantas.

O estabelecimento rápido e uniforme das plântulas de hortaliças no campo é primordial para se alcançar um estande adequado e, desse modo, garantir produtividade e alta qualidade do produto colhido.

Diferentes tipos de tratamento de sementes têm sido desenvolvidos objetivando melhorar o estabelecimento de plântulas no campo (semeadura direta) ou na estufa (transplantio), como o priming, a peletização e a peliculização.

 

O QUE É PRIMING?

Esta tecnologia consiste na hidratação de maneira controlada das sementes, ativando as fases iniciais da germinação sem que haja a emissão da radícula.

 

Quais os benefícios?

Maior velocidade de germinação e estabelecimento;

Maior uniformidade de germinação e emergência;

Melhor desempenho mesmo sob condições adversas, como temperatura inadequada, déficit hídrico e salinidade;

Redução da ação de microrganismos causadores de damping-off;

 

O QUE É PELETIZAÇÃO?

Algumas sementes de hortaliças apresentam características físicas que as tornam difíceis de serem individualizadas e assim distribuídas uniformemente no campo. Na peletização, as sementes são revestidas com material que permite dar às sementes uma forma arredondada, de maior tamanho, facilitando assim a sua distribuição, seja ela manual ou mecânica.

A peletização também permite incorporar inseticidas, fungicidas, fertilizantes e ou bioestimulantes, que proporcionam melhorias no desempenho das sementes, bem como o aumento da segurança no trabalho e proteção do meio ambiente.

 

Quais os benefícios?

Melhoria da distribuição manual ou mecânica de sementes;

Redução do gasto com mão-obra e de quantidade sementes;

Redução da prática do desbaste ou raleamento;

Possibilidade de incorporação de nutrientes, reguladores de crescimento, inoculantes, fungicidas, inseticidas e outros;

Melhoria da visualização das sementes no solo ou substrato;

 

O QUE É PELICULIZAÇÃO?

Diferente da peletização, esse tratamento não modifica a forma ou o tamanho das sementes. A semente é envolvida por um filme composto de mistura de polímeros e corante.

 

Quais os benefícios?

Melhor fluidez da semente no uso de semeadoras automáticas;

Maior visibilidade das sementes após a semeadura;

Melhor distribuição e aderência de produtos nas sementes;

Menor risco à saúde do trabalhador;

 

Conhecemos os inúmeros desafios enfrentados pelo agricultor, desde o plantio até a colheita da lavoura. Por esse motivo, nosso time se mantém focado na missão de oferecer um portfólio completo de sementes de hortifruti, de alta tecnologia, que agregam mais qualidade e produtividade ao seu negócio.

 

Autor: Miquéias de Oliveira Assis

 

REFERÊNCIAS:
Nascimento, W. M.; Silva, P. P. Tratamentos de sementes visando o estabelecimento de plântulas. XII Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças Mossoró/RN – 22 a 24 de outubro de 2012.
Nascimento, W.M. Condicionamento osmótico de sementes de hortaliças. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2004. 12p. (Embrapa Hortaliças. Circular Técnica, 33).

Receba novidades no seu e-mail

Seu nome:
Seu Email:
Mensagem: