QUANDO REALIZAR ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA NO MILHO?


  • 23/12/2020

QUANDO REALIZAR ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA NO MILHO?


Já é de conhecimento que o milho está entre as maiores culturas do mundo, com 70% da sua utilização na alimentação animal. Sua importância no Brasil é tamanha, ocupando o 2º lugar no rancking brasileiro, estando atrás apenas da soja.


No milho temos 3 safras no país, a 1ª safra, também denominada como safra ou milho verão, abrangendo o período de verão, caracterizado por estação quente e chuvosa em grande parte do território brasileiro. Para a 1ª Safra brasileira 20/2021, é prospectado produtividade média de 6.108 Kg/ha, com área cultivada média de 4.148 mil há, de acordo com a CONAB.



A cultura do milho apresenta forte demanda da Nitrogênio, definindo sua capacidade produtiva em V3 e V4, conforme abaixo:


O estádio fenológico V3 e V4 ocorre quanto a planta apresenta 3 e 4 folhas completamente desenvolvidas, definido a produção potencial da cultura. A partir daí, a exigência em Nitrogênio cresce exponencialmente, com decréscimo apenas após a formação do grão.


COMO IDENTIFICAR O ESTÁDIO:

Durante monitoramento ou demais atividades dentro da área de plantio, verificar se a maioria das plantas apresentam de 3 a 4 folhas completamente abertas, o que ocorre cerca de duas semanas após a emergência, caso estejam, este é o momento certo de realizar a sua cobertura!