A IMPORTÂNCIA DA RASTREABILIDADE NA GESTÃO DA PROPRIEDADE


  • 04/01/2121

A IMPORTÂNCIA DA RASTREABILIDADE NA GESTÃO DA PROPRIEDADE

    A rastreabilidade bovina foi desenvolvida pela União Europeia em meados de 1997 devido a inúmeras ocorrências de doenças relacionadas a animais de produção e desde então a rastreabilidade foi criada com o objetivo de monitorar esses animais desde o nascimento até o abate para que o consumidor final tenha acesso e que comprove que está adquirindo um alimento seguro. No Brasil, o SISBOV (Sistema de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina) foi desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA) em 2002 com a finalidade de ajudar fazendeiros e pecuaristas a ter um maior controle e identificação do rebanho.

    A importância desse sistema para a cadeia produtiva da carne é a segurança e qualidade dos produtos, visto que apesar de ter sido uma exigência da União Europeia, hoje o sistema também serve para certificar carnes nacionais para o mercado estrangeiro. Com o ponto de vista de dentro da porteira, esse sistema auxilia os produtores a ter um maior controle e acaba adotando uma cultura de estar sempre coletando dados, para que posteriormente o produtor tenha uma tomada de decisão precisa e eficaz, tanto na compra, quanto na venda dos animais. Devemos ressaltar a importância sanitária, pois o sistema ajuda identificar possíveis doenças e epidemias, bem como a retirada de circulação de carnes contaminadas.

    Cada vez mais o agronegócio vem consagrando sua importância para a economia mundial e consequentemente todas as cadeias produtivas vêm buscando serem mais eficientes. Para que isso aconteça de fato, é necessário coletar todos os dados possíveis e posteriormente interpretá-los e analisá-los para que se tome a melhor decisão. A rastreabilidade surgiu com esse objetivo, ser uma ferramenta de gestão para a propriedade. O SISBOV traz descrito como o rastreio deve funcionar, atualmente o meio eletrônico é o meio mais utilizado e adequado. Cada animal recebe um chip colocado no brinco tendo um número próprio e outras descrições. Sendo assim, o produtor tem controle individual de cada animal dentro do rebanho.

    Uma propriedade bem gerenciada automaticamente consegue verificar os pontos que devem ser melhorados, buscando cada vez mais a eficiência da atividade e agregando um valor maior aos seus produtos. A rastreabilidade é capaz de informar tanto os fornecedores como os compradores sobre a distribuição dos produtos, ela também garante que o produtor aja com legalidade e sem nenhuma irregularidade do comércio nacional e internacional. Uma das vantagens de muita importância com a adoção do sistema é a credibilidade. O sucesso do produtor não se deve apenas a comercialização, mas também da fidelização dos clientes. Quando a fazenda utiliza o SISBOV, consequentemente aumenta sua credibilidade. O mercado mundial enxerga a propriedade com outros olhos e a reputação da fazenda também é favorecida.

  

Nossas lojas possuem as melhores ferramentas de forma completa para o monitoramento e gestão de sua propriedade. Consulte a loja mais próxima.

Autor: Jordam Rodrigues Sousa Almeida – Técnico em Agropecuária/Consultor de Vendas – Araguaia

 

Referências:

LANG, G. SISBOV: O que é e porque é importante? – www.primaza.com.br

LIRANI, A. C. Rastreabilidade: conceito e aplicação. In VI Simpósio: O Nelore do século XXI. Anais… Ribeirão Preto: ABCN, 2002.

PINEDA, N. R. Rastreabilidade, uma resposta aos anseios do consumidor. In 4º Encontro Nacional do Boi Verde. Anais. Uberlândia: 2002.

PINEDA, N. R. Rastreabilidade bovina: para profissionais - https://www.beefpoint.com.br/rastreabilidade-bovina-para-profissionais-5295/

FAVARET Fo, P. & DE PAULA, S. R. L., Cadeia de bovina: o novo ambiente competitivo. id. p. 125-40.

MOTA, E. G. A rastreabilidade bovina no Brasil: histórico, evolução e perspectiva de futuro. Brasília, 2011 138 p. Dissertação de Mestrado.

VAGULA, H. Empresa Rural: gestão para iniciantes / Hélio Vagula, Deise Guadelupe de Lima Vagula – Viçosa: Aprenda Fácil Editora,2019. 165 p. 

Receba novidades no seu e-mail

Seu nome:
Seu Email:
Mensagem: